É durante a primeira infância que o cérebro tem 90% de suas funções concluídas por isso, é de suma importância que nessa fase, a criança seja estimulada em todos os seus aspectos: físico, cognitivo, social e emocional.
Também é nela que a curiosidade impulsiona a aprendizagem, a criança quer explorar tudo ao seu redor e é através do lúdico que assimila e ressignifica situações.
É importante destacar que cada criança tem sua individualidade e maneira única de aprender e se desenvolver, em caso de dúvida sobre desenvolvimento e aprendizagem uma psicopedagoga irá orientar e auxiliar.
Da concepção ao nascimento
Durante essa fase desenvolvem-se no bebê as capacidades de aprender e lembrar, como também a responder aos estímulos sensoriais, o bebê responde à voz da mãe e é grande sua vulnerabilidade às influências ambientais.

Primeira infância (do nascimento aos 3 anos)
Nessa fase o cérebro aumenta em complexidade e é altamente sensível à influência ambiental, há um fortalecimento gradual dos músculos e do sistema nervoso, os movimentos bruscos e descontrolados iniciais vão dando lugar a um controle progressivo da cabeça, dos membros e do tronco, a compreensão e uso da linguagem se desenvolvem, formam-se os vínculos afetivos com os pais e é nessa fase que a criança inicia sua autonomia.

Dos 3 aos 6 anos

Dos 6 aos 11 anos
Nessa fase diminui o egocentrismo, aumentam as habilidades de memória e linguagem, os amigos ganham maior espaço, há maior compreensão das regras, a autonomia faz parte do dia a dia, há maior necessidade de rotina e também é nela que se percebe mais claramente sinais que indicam as dificuldades e transtornos de aprendizagem.
